Ir para o conteúdo

Minho participa em Concurso Internacional na Noruega

2022-11-14

European Young Chef Awards 2022 decorreu de 10 a 14 de novembro em Trondheim


O Minho esteve representado pela jovem de 17 anos, Beatriz Coelho, na Noruega (Trondheim), na 6ª edição do concurso European Young Chef Awards (EYCA’22) que decorreu de 10 a 14 de novembro. Este concurso foi organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) em parceria com a Região Europeia da Gastronomia 2022 - Trondheim-Trøndelag. A abertura do mesmo teve a cargo da Ministra da Agricultura e Alimentação da Noruega, Sandra Borch. 


Beatriz Coelho, ex aluna da ETAP – Escola Profissional, de Vila Praia de Âncora, apresentou a concurso as meias luas de Viana na sua receita tradicional e numa versão inovadora criada pela própria e pelo seu mentor, o Chef Rui Ribeiro, uma interpretação criativa e contemporânea de um prato de raízes minhotas, dando a conhecer o potencial da nossa gastronomia na prestigiada competição. Trata-se de um doce tradicional conventual habitualmente feito e vendido antigamente no Recolhimento de Santiago, em Viana do Castelo.
A jovem minhota foi a vencedora da prova regional “Minho Young Chef Awards 2021” (MYCA), que decorreu em fevereiro de 2022, promovida pelo Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidades Intermunicipais: Alto Minho, Cávado e Ave.


Nesta prova, onde pela quarta vez a região do Minho se fez representar através do Consórcio Minho Inovação, estiveram em competição nove regiões europeias da gastronomia que tiveram a oportunidade de construir uma experiência internacional baseada no conceito de sustentabilidade, a saber:  
Catalonia, European Region of Gastronomy awarded 2016;
Minho, European Region of Gastronomy awarded 2016;
Aarhus-Central Denmark Region, European Region of Gastronomy awarded 2017;
South Aegean, European Region of Gastronomy awarded 2019;
Slovenia, European Region of Gastronomy awarded 2021;
Coimbra, European Region of Gastronomy awarded 2021;
Trondheim-Trøndelag, European Region of Gastronomy awarded 2022;
Menorca, European Region of Gastronomy awarded 2022;
Haust-de-France, European Region of Gastronomy 2023.


O vencedor foi o jovem Pau Sintes Juanico de Menorca, Região Europeia da Gastronomia 2022 com um prato de beringelas ao estilo de Menorca “simples e complexo”, conquistando o júri internacional presidido pelo chef Espen Laumann, vencedor do prémio da edição de 2021 da região anfitriã, Trondheim-Trøndelag, Região Europeia de Gastronomia premiada em 2022. Pau apresentou um prato vegetariano à base de beringela, utilizando todas as partes do vegetal combinadas com ervas da costa de Menorca, como funcho e alcaparras, gemas de ovos, queijo Mahón-Menorca DOP e mel. Através desta receita ele quis demonstrar que se podem confeccionar deliciosos pratos vegetarianos com produtos locais e tradicionais. O prato foi uma inovação da tradicional receita menorquina Alberginies plenes (beringelas recheadas) ou Barquetes d’alberginia (barquinhos de beringela) que lembram a herança marítima de Menorca.
O júri apreciou especialmente a explosão de sabores e a combinação incrivelmente inovadora de cores e texturas. Também foi apreciado o interesse de Pau em reduzir o desperdício de alimentos, o seu cuidado e atenção aos detalhes, como por exemplo, a utilização de um prato feito em Menorca e o conhecimento das variedades de plantas locais.
O júri felicitou todos os participantes e salientou que cada um deles é vencedor pelo nível de talento e apresentação excecional vistos em cada prato.

Špela Kuhel da Eslovênia, Região Europeia de Gastronomia premiada em 2021 ganhou o segundo prémio com o prato Backed Cvičkov Stew, enquanto o terceiro prémio foi para Ivar Follinglo Moe de Trondheim-Trøndelag, Região Europeia de Gastronomia premiada em 2022 com a inovação do Fårikål.

Os pratos inovadores dos jovens chefs foram avaliados por um júri internacional presidido pelo vencedor do European Young Chef Award 2021, o chef Espen Laumann, do Le Bistro (Trondheim, Noruega); pelo chef Paul Newman, do Thyme Deli & Bistro (Perthshire, Escócia); pelo chef Sonakshi Kanoria, do restaurante Credo (Trondheim, Noruega); pelo chef Johan Rudsby, dos restaurantes Nästgårds e Bua (Jämtland, Suécia); pelo chef Gaetano Verde, do restaurante Charleston (Sicília, Itália) e por Diane Dodd PhD, Presidente da IGCAT.
O European Young Chef Award visou, mais uma vez, promover a inovação na cozinha tradicional, destacar as culturas alimentares sustentáveis e criar futuros embaixadores para os produtos locais/endógenos. Este evento, julgado por chefs e especialistas internacionais foi uma oportunidade para networking entre finalistas de competições que aconteceram em todas as regiões da Europa. 

Dar ainda nota que durante estes dias, em Trondheim, Beatriz Coelho foi nomeada Embaixadora Regional do IGCAT para promover a diversidade cultural e alimentar. Com o objetivo de sensibilizar para o papel vital que a comida local e a diversidade cultural desempenham em todas as nossas regiões, Beatriz Coelho, tornou-se Chefe de Cozinha do IGCAT. O prémio foi entregue pela Presidente do IGCAT, Diane Dodd, aos finalistas, em reconhecimento ao seu compromisso com o objetivo comum de adotar medidas mais ecológicas, social, cultural e economicamente sustentáveis. Os finalistas do European Young Chef 2022 juntam-se a uma rede de embaixadores regionais do IGCAT que tem vindo a crescer desde a 1ª edição da competição em 2016.

Os jovens chefs tiveram ainda oportunidade de participar num vasto programa e contactar com a gastronomia norueguesa que incluiu entre outras, uma visita ao Credo Restaurant com a chef e proprietária Heidi Bjerkan, que obteve uma estrela Michelin, e foi o primeiro restaurante a obter uma Estrela Verde -  Michelin para gastronomia e sustentabilidade; visitar a “Farm Society” que explora e desenvolve soluções para a agricultura no que diz respeito ao controle ambiental; conhecer a ilha de Hitra / Frøya e percorrer a fazenda de Salmão (Lerøy Salmon Farm) e auscultar uma  breve exposição sobre as algas marinhas como recurso alimentar por  Ellen Johansen, gerente do hotel Frøya. 
Esta iniciativa está inserida na candidatura “PA9: Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento”, aprovada pelo PO Norte 2020 e liderada pelo Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

---------------------------------

Sobre o IGCAT
O IGCAT é um instituto sem fins lucrativos criado em 2012 que trabalha com consórcios regionais de partes interessadas nas áreas de gastronomia, cultura, artes e turismo. Conta com a expertise de uma rede mundial de especialistas e trabalha em parceria com organizações intergovernamentais especializadas. O IGCAT tem como objetivo capacitar as comunidades locais, orientando, facilitando e apoiando os líderes nas regiões a compreenderem o potencial dos seus distintos recursos alimentares, culturais, artísticos e de turismo sustentável.

Sobre as Regiões Europeias da Gastronomia
As regiões de gastronomia candidatas e premiadas da Europa, guiadas pelo IGCAT, estão a trabalhar juntas para aumentar a conscientização sobre a importância da sua singularidade cultural e alimentar e compartilhar o objetivo de longo prazo de: promover uma melhor qualidade de vida nas regiões europeias; destacar culturas alimentares diferenciadas; educar para melhor a saúde e sustentabilidade; nutrir criatividade; melhorar os padrões de turismo; e estimular a inovação gastronómica.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi