Ir para o conteúdo

Maria da Fonte no Minho: mulher e imaginário

2021-05-11
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” dia 21 de maio na Póvoa de Lanhoso com transmissão online 

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 21 de maio, na Póvoa de Lanhoso, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A quinta conferência proferida pelo Prof. Doutor Armando Malheiro será realizada na Póvoa de Lanhoso, às 21h, no Teatro Club Póvoa de Lanhoso, subordinada ao tema Maria da Fonte no Minho: mulher e imaginário tem como propósito fazer uma abordagem mitanalítica que casa de alguma maneira com a abordagem que se pode e deve fazer do episódio a partir da Literatura, mas que visa ir mais além da simbólica dos textos para chegar à simbólica do imaginário coletivo. E neste sentido aborda-se a derivação do messianismo ao milenarismo/populismo. Sendo este tópico importante e pertinente hoje sobretudo quando o termo populismo anda conotado com movimentos e expressões de "extrema-direita" e de fascismo. Paradoxal apropriação quando sabemos que o populismo emergiu no século XVIII, século das Luzes e da Razão e do lema revolucionário e triádico Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 

A conferência irá assim contar com a participação de um conceituado painel de investigadores, constituído pelo historiador Armando Malheiro, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigador do CETAC, por José Cândido de Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e por José Abílio Coelho, historiador e investigador. A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente na Universidade do Minho. Esta será transmitida on-line através do link https://www.facebook.com/municipiodapovoadelanhoso.

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. 

Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho. A organização pretende, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências.

Segue-se ainda no mês de maio a conferência em Ponte da Barca, no dia 28, pelas 21h, com o tema Diálogos devocionais femininos – O culto à Senhora da Saúde de S. Lourenço de Touvedo, em Viana do Castelo, no dia 29, às 16h00, com o tema Sarah Affonso: No Minho há o sentido antigo das coisas. Em junho destaque para a oitava conferência a realizar em Vizela, no dia 5, às 15h30, com a seguinte temática Corte na Aldeia – ambiente literário e participação feminina no século XIX: Ana Amália Moreira de Sá, em Guimarães, no dia 19 de Junho, sábado, pelas 14h, no Paço dos Duques de Bragança, com o título D.ª Teresa e o governo da Terra portucalense (1112-1128), em Cabeceiras de Basto, no dia 25, sexta-feira, pelas 17H30, na Casa da Lã, sobre o tema O Minho nas Mãos das Mulheres de Bucos e ainda em Esposende, no dia 26, com o título Entre a Terra e o Mar: as Mulheres, a Economia e o Ordenamento do Território.

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação do Teatro Club Póvoa de Lanhoso, por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do site www.minhoin.com de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid_19.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi